Lomadee

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Direção sem vícios

  Um  velho ditado diz que uma mentira contada muitas vezes acaba se tornando verdade. É mais ou menos isso que acontece com os vícios de direção dos motoristas, tanto de carros quanto de caminhões e ônibus. Alguém diz que dar duas pisadas na embreagem facilita a troca de marchas e isso acaba se tornando verdade absoluta, mesmo em caminhões com câmbio com sincronizadores.
   “Dirigir com o pé esquerdo para fora da janela, falar ao celular, tomar medicamentos para resistir acordado um número maior de horas e não diminuir a velocidade com pista molhada, garoa ou chuva forte, comprometerão a segurança durante a condução do veículo”
  Um dos vícios mais comuns dos motoristas é repicar o acelerador durante as trocas de marchas. Isso só aumenta o consumo de combustível, não ajudando em nada no engate das marchas. Esse costume se dá, muitas vezes pelo fato de os motoristas acreditarem que o repique auxilia na sincronização do câmbio, o que não é verdade. A dupla debreada em veículos com câmbio sincronizado, além de não ajudar no engate, provoca o desgaste prematuro no conjunto de sincronizadores e reduz a vida útil da embreagem e do volante do motor. A mania do motorista pisar no acelerador excessivamente, principalmente em aclives, como uma condição na qual geralmente ocorre o aumento do consumo do combustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário